leave of robinia pseudoacia
tree trunks
constuction with wood


Estimulando madeiras de qualidade da Europa

 

 

Stichting Robinia e seus objectivos      

Stichting Robinia é uma organização Holandesa, independente, sem fins lucrativos nem meios financeiros próprios, que se dedica ao estudo e divulgação do uso optimizado de madeiras de qualidade. Advoga que a madeira é o material mais ecologicamente sustentável (sendo uma fonte renovável, se bem gerida, nunca se esgotará) e que cada tipo de madeira tem uma utilização para a qual se encontra mais vocacionada. O trabalho da Stichting Robinia rege-se por um alto nível de consciência social e segue ideologias próprias. A Stichting Robinia tem una filosofia integrada de toda a cadeia de produção florestal.

A Stichting Robinia tem já experiência e contactos um pouco por toda a Europa Central e de Leste, com projectos designadamente na Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Hungria e Eslováquia. Neste momento consolidamos contactos também na região Mediterrânica, com projectos em Itália, Espanha e Portugal.

Informação projectos em inglês

Temos como principais objectivos:

    • Aumentar a utilização optimizada de madeiras, através duma consciencialização da opinião pública para a versatilidade da madeira.
    • Encorajar o uso de alternativas ecológicas ás madeiras tropicais.
    • Contrabalançar o uso de madeiras tratadas, cujo tratamento não seja ecológico.
    • Encorajar a plantação e a gestão de espécies Europeias de madeiras de qualidade.
    • Estimular a troca de informação e diálogo intra e inter-sectorial em toda a cadeia de produção florestal (da semente ao produto final)


Estes requesitos possibilitam três grandes linhas de acção:

    • melhoria da qualidade de vida e estímulo à fixação na agricultura (na medida em que permite a rentabilização de explorações no curto prazo);
    • redução das importações de madeiras tropicais (a robinia pode perfeitamente competir em qualidade com as melhores madeiras);
    • redução dos níveis de poluição industrial e de energia promovendo o aparecimento de uma silvicultura e uma floresta sustentável.

Com um claro crescente interesse da opinião pública para o rótulo ecológico e sendo a madeira de Robinia já considerada a melhor escolha em termos ecológicos em vários países Europeus (primeira escolha nos critérios do Forest Stewardship Council), não temos dúvida de ser esta uma promissora via de futuro.

Robinia pseudoacácia

Também conhecida em Portugal como Acácia Bastarda, podemos encontrar esta árvore em todos os parques e jardins: mas mais do que uma bonita ornamental, esta é o que podemos chamar uma verdadeira árvore multiuso. É utilizada em diferentes países para solucionar situações críticas (como problemas de salinidade de solos, etc), e é conhecida como:

    • recuperadora de solos degradados ou empobrecidos, parecendo favorecer as condições de crescimento de algumas outras espécies.
    • espécie forrageira, bastante apreciada também pelas abelhas para produzir mel de grande qualidade.
    • combustível de alta qualidade.
    • a madeira mais durável produzida na Europa.

Esta última característica permite utilizações muito variadas, sendo a mais significativa a construção de mobiliário para o ar livre, sem necessitar a utilização de produtos adicionais. Por exemplo, na Alemanha a madeira de Robinia é recomendada para parques infantis por obedecer de perto ás normas de segurança requeridas; e na Holanda é a preferida para construção de exteriores e construções na água.

Endereço

Stichting Robinia,
Estimulando madeiras de qualidade da Europa
Veerstraat 122
6701DZ  Wageningen
The Netherlands
Tel: +31 317 427570
E-mail: info@robinia.nl

Contas bancárias na Holanda para contribuições voluntárias:
784715726 Triodos bank Zeist
TRIONL2U NL73TRIO0784715726

Homepage         Top